Asgav Notícias

Rio Grande do Sul intensifica Prevenção a Influenza Aviária.
13/07/2017

voltar
COMP_MESA

O II Encontro de Mobilização sobre Medidas Preventivas de Enfermidades, Módulo: Influenza Aviária realizado ontem (12/07) no Hotel Deville em Porto Alegre/RS, foi uma iniciativa da Associação Gaúcha de Avicultura - ASGAV, Federação das Associações de Municípios do RS - FAMURS, Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul - FETAG-RS e com o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal - FUNDESA, Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA e apoio e participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA/DF/RS e Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação do RS – SEAPI/RS.
Na ocasião, participaram diversos prefeitos e secretários municipais de agricultura, onde a atividade avícola é de extrema importância para economia dos municípios ali representados, além de técnicos, empresários e produtores do setor avícola.
A coordenação do evento ficou a cargo do Diretor Executivo da ASGAV & SIPARGS, Eduardo Santos que conduziu as apresentações e debates.
Na abertura do evento as entidades parceiras e promotoras do encontro fizeram suas manifestações, reforçando o empenho e o compromisso em fortalecer medidas preventivas para manutenção do status sanitário do RS e do Brasil.
O Presidente da ABPA o Sr. FranciscoTurra, apresentou as potencialidades e desafios da avicultura brasileira e da importância do status sanitário para manutenção de mercados. Turra, também destacou a importância das ações da ASGAV no sentido de mobilização e sensibilização de todos aqueles ligados direta e indiretamente com a avicultura.
Em seguida o Dr. Bruno Pessamillio, Chefe da Divisão de Sanidade Avícola do MAPA/DF, fez uma apresentação sobre as diretrizes do MAPA para tornar cada vez mais eficaz o programa brasileiro de biossegurança na avicultura e a necessidade das adequações nos estabelecimentos de criação de aves de corte ou produção de ovos ,seguindo as normativas vigentes.
Dr. Bruno declarou que o MAPA está em constante estado de alerta em relação a Influenza Aviária, enfermidade que já se alastra por mais de 60 Países no Mundo.
Os representantes do Programa Estadual de Sanidade Avícola - PESA da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI/RS - Dr. Flávio Loureiro e Dra. Flávia Borges, fizeram um balanço em relação aos registros de granjas e as principais dificuldades de atendimento aos procedimentos de biossegurança. Na apresentação da SEAPI/RS, foi informado os avanços dos registros das granjas na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação passando de 400 estabelecimentos registrados em outubro de 2016, para 2.200 granjas registradas em julho de 2017, 3.161 granjas vistoriadas, 4.770 protocoladas e 970 inaptas para posterior reavaliação.
A avicultura do Rio Grande do Sul é a 3a maior produtora do Brasil, produzindo anualmente 1,8 milhões de toneladas de carne de Frango, 3a maior exportadora, com uma exportação anual na faixa de 740 milhões de kg exportados/ano. O setor gera em torno de 44 mil empregos diretos e 900 mil atividades indiretas no RS.
O consumo de carne de frango no RS está em torno de 485 mil toneladas /ano, 27% do total produzido pela avicultura do RS, fator que reforça a necessidade de manutenção do status sanitário, pois no caso de qualquer bloqueio por registro de Influenza Aviária o estado não tem como absorver o volume total produzido.
“Precisamos prevenir e nos adequar com máximo empenho, pois a sanidade é nosso patrimônio e a sobrevivência de nosso negócio.” Disse Nestor Freiberger - Presidente da ASGAV & SIPARGS ao encerrar o encontro.

Fonte: Comunicação Asgav/Sipargs
Contato: Kamila Beheregaray – Fone: (51) 3228.8844