Asgav Notícias

Programa Pró-Milho RS será lançado no dia 7, em ato na abertura da colheita
31/01/2020

voltar
Programa Pró-Milho RS será lançado no dia 7, em ato na abertura da colheita

No dia 7 de fevereiro será lançado pela a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS) com o objetivo de aumentar a produção de milho, tornando o Rio Grande do Sul autossufuciente no cereal.

As discussões para a idealização do programa ocorreram ao longo de 2019 na Câmara Setorial do Milho, que criou grupos de trabalho para analisar questões como produção, qualidade e crédito e comercialização. Foram discutidas diretrizes, metas e estratégias para o programa.

A 9ª Abertura da Colheita do Milho ocorrerá na localidade de Monte Alvão, sede da Chiapeta Empresa Agrícola. A programação se inicia ainda no dia 6, às 19h30min, no salão paroquial IECLB, com palestras sobre armazenagem do grão e perspectivas do milho no Brasil. No dia 7, o ato solene de abertura da colheita ocorrerá às 11h, com presença do secretário Covatti Filho, autoridades, entidades e representando a Associação Gaúcha de Avicultura o Sr. Gilmar Moura Membro da Comissão de Insumos e Grãos da ASGAV. O governador Eduardo Leite também é aguardado para a assinatura do decreto que cria o Pró-Milho RS.
“Acredito que este programa será algo inédito, pois o desenvolvimento do mesmo foi compartilhado com os setores interessados e poder público, e, ainda tivemos a felicidade de indicar o nome do programa o qual foi aceito na Câmara Setorial.” Comentou: Eduardo Santos – Diretor Executivo ASGAV.

Entidades participantes do Pró-Milho RS
Agroindústrias, cooperativas, sementeiras, Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho), Associação das Empresas Cerealistas do RS (Acergs), Embrapa, Emater, Famurs, Instituto de Pesquisa Gianelli Martins, Conab, agentes financeiros Banrisul, Badesul, Banco do Brasil e BRDE, Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), seguradoras, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Sociedade de Agronomia do RS (Sargs).

Fonte: Comunicação – ASGAV/SIPARGS e SEAPDR
Contato: comunicacao@asgav.com.br - (51) 3228.8844 / (51) 9.8600.9684
Foto: Fernando Dias (SEAPDR)