Asgav Notícias

O dia da avicultura gaúcha
02/08/2017

voltar
O dia da avicultura gaúcha

O Rio Grande do Sul é um estado essencialmente agropastoril. O agronegócio responde por cerca de 40% do PIB gaúcho. Nesse segmento, a avicultura ocupa lugar de destaque, tanto do ponto de vista econômico como social. Produz 1,8 milhão de toneladas de carne de frango e 3 bilhões de ovos por ano. Gera em torno de 40 mil empregos diretos e quase 1 milhão indiretos. Mais de 10 mil famílias de produtores rurais compõem essa cadeia produtiva, que fornece aos brasileiros proteína animal com preço acessível e exporta para 156 países cortes com alto grau de processamento.

Como outros produtos do campo – como o vinho, o arroz ou a erva-mate, todos eles com datas comemorativas –, nós, da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), acreditamos que a carne de frango e o ovo também devem compor o calendário estadual de eventos.

É uma forma de prestigiar o trabalho de nossos avicultores e levar à sociedade informações sobre a importância nutricional desses alimentos. Já se comemora o Dia Mundial do Ovo, criado pela International Egg Comission e pela World Egg Organization, que congregam cerca de 80 países. Nossos argumentos sensibilizaram o deputado Sérgio Turra (PP), que defende com orgulho o agronegócio. Em 29 de março de 2016, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de sua autoria que institui a segunda sexta-feira de agosto como o Dia Estadual do Frango e do Ovo – reconhecido como o Dia da Avicultura Gaúcha. O projeto foi aprovado por 42 deputados e promulgado pelo governador. Somos gratos ao deputado Sérgio Turra por sua iniciativa, aos nossos produtores por seu trabalho e a todos os gaúchos que incluem em sua dieta alimentar essa riqueza do nosso campo.

Por: José Eduardo dos Santos - Diretor da Associação Gaúcha de Avicultura

Fonte: Jornal do Comércio
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV/SIPARGS