Asgav Notícias

Missão quer ampliar exportações do agronegócio brasileiro para África
20/08/2018

voltar
Missão quer ampliar exportações do agronegócio brasileiro para África

Cooperativas brasileiras poderão ampliar sua relação comercial com o mercado consumidor da Angola, na África. É que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da OCB, está organizando, para o final de setembro (22 a 29), uma missão técnica com o objetivo de apresentar os produtos daqui a representantes da Câmara de Comércio Angola-Brasil e a compradores angolanos.

A OCB trabalha em parceria com entidades públicas e privadas para apoiar as cooperativas em sua inserção nos mais diversos mercados e o governo brasileiro tem sido um grande incentivador nesse processo, diz a entidade.

Em junho, por exemplo, a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa organizou uma missão técnica para dirigentes cooperativistas na África Austral. A viagem teve resultados positivos e, por isso, o governo resolveu retornar ao país e ampliar a possibilidade de novos acordos comerciais, envolvendo exclusivamente cooperativas.

A delegação visitará as cidades angolanas de Luanda, Lubango e Gambos e terá a oportunidade de se encontrar com autoridades locais, empresários, representantes comercias e com membros da Câmara de Comércio Angola-Brasil. A economia angolana vive atualmente um momento de crescimento, que é refletido no comércio exterior sendo que a participação do Brasil nas importações de alimentos e bebidas de Angola chega a 20%.

Serão exploradas oportunidades para os setores de grãos, lácteos, carnes, frutas, sucos e bebidas. Com base no perfil das cooperativas participantes, a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa organizará encontros de negócios, com parceiros comerciais angolanos.

Desde 2008, as exportações brasileiras com destino à Angola têm tido excelentes resultados. Dentre os principais produtos verde-amarelos que vão parar na mesa dos angolanos estão: açúcar refinado, carnes e miudezas (de aves, suína e bovina), farinha de milho, além de grãos, óleo e produtos industrializados. O resultado total das exportações, relativo a 2017, foi de US$ 670 milhões, ou seja, 24% maior do que o registrado em 2016.

Fonte: Universo Agro
Créditos da Imagem: Universo Agro