Asgav Notícias

Confiança da indústria gaúcha segue estabilizada em patamar elevado
11/12/2020

voltar

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI/RS), divulgado pela FIERGS, atingiu 65,1 pontos em novembro, nível muito próximo de outubro (64,9) e setembro (65,2). O ICEI/RS varia de 0 a 100 pontos, acima de 50, revela confiança e o valor alcançado indica que ela está elevada em novembro.

O Índice de Condições Atuais alcançou 62,9 pontos em novembro, uma alta de 2,2 pontos ante outubro, quase igualando a marca histórica atingida em abril de 2010. Ou seja, apenas naquele distante mês, a percepção de melhora (índice acima dos 50) nas condições dos negócios foi tão disseminada entre os empresários quanto está em novembro de 2020. O Índice de Condições Atuais da Economia Brasileira cresceu de 56,7 para 59,4 pontos entre outubro e novembro, enquanto o Índice de Condições das Empresas atingiu o maior valor já apurado: 64,6 pontos (62,7 em outubro). Em novembro, 53,5% e 60,1% dos empresários percebiam melhora, respectivamente, nas condições da economia e das empresas.

Já as expectativas dos empresários gaúchos para os próximos seis meses recuaram ligeiramente pelo segundo mês seguido, mas seguiram bastante otimistas em novembro. O Índice de Expectativas atingiu 66,2 pontos, menos 0,8 em relação a outubro. O índice também varia de 0 a 100 pontos e valores superiores a 50, revelam otimismo. Os empresários têm expectativas positivas com relação à economia brasileira: o índice ficou praticamente estável em 62,3 pontos (62,2 em outubro). O Índice de Expectativas com relação à Empresa em 68,2 pontos, também demostra um predomínio da visão otimista, apesar da queda do índice em relação aos 69,4 de outubro. Em novembro, 36,9% dos empresários estavam otimistas com a economia brasileira (9,1%, pessimista) e 70,1% e com o futuro da própria empresa (3,5%, pessimista).

A estabilização da confiança nesses últimos meses reflete exclusivamente o ligeiro recuo nas expectativas, visto que os empresários gaúchos avaliam cada vez mais favoravelmente o cenário atual, com a retomada acelerada da atividade industrial. A confiança elevada sinaliza a manutenção do processo de recuperação em curso, com perspectivas positivas para os investimentos, o emprego e a atividade industrial gaúcha nos próximos meses.









Fonte: FIERGS