Asgav Notícias

Brasil e China se aproximam para ampliar exportações do agro
20/05/2019

voltar
Brasil e China se aproximam para ampliar exportações do agro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que integra a comitiva do Ministério da Agricultura para a Ásia, ressalta que a ministra, Tereza Cristina, avaliou de forma positiva a viagem para a China. “Os chineses foram receptivos e ficaram de analisar as propostas apresentadas pelo Brasil para abertura de mercado para proteínas, frutas, grãos e lácteos”, afirmou a ministra da Agricultura.

Nesta semana, Tereza Cristina se reuniu com o ministro Ni Yuefeng, da Administração Geral de Aduanas da China, onde ficaram estabelecidos prazos para análise dos formulários entregues pelo Brasil para habilitação das 78 plantas frigoríficas que pretendem exportar carne bovina, suína e de aves para os chineses.

“Temos muito mais gente no Brasil que pode se habilitar e querer participar desse mercado que hoje está aí tão ansioso, precisando de proteína para baixar o preço no país. Enfim, para suprir esse vácuo do mercado que vai ficar com o problema da peste suína africana”, ressaltou Tereza Cristina.

Além das proteínas, os chineses ficaram interessados no farelo de soja e planejam fazer uma visita de inspeção ao Brasil no segundo semestre. “Tudo foi colocado na mesa e vai ter prazo para acontecer. Eu saio daqui com bastante esperança de que essas decisões e os bons resultados virão agora ao longo desses dois ou três próximos meses”, disse a ministra.

Fonte: Datagro
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV