Asgav Notícias

"Leonardo Isolan: a força do agro Brasil" - Artigo Publicado Publicado em 15/03/2018 no Jornal Zero Hora
19/03/2018

voltar
Leonardo Isolan: a força do agro Brasil

Leonardo Isolan
Chefe do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no RS, doutor em Ciências Veterinárias (UFRGS)

Os resultados da economia brasileira em 2017, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam recordes de produção agropecuária que contribuíram com o desempenho do país, avançando 13% quando comparado com o ano anterior. Desta forma, foram garantidos o abastecimento interno e o aumento das exportações dos produtos oriundos das nossas atividades de campo e que envolvem a participação de diversas famílias e trabalhadores rurais, assim como os demais profissionais do agronegócio.

Divulgada pela Rede Globo em horário nobre, a campanha intitulada "Agro: a indústria-riqueza do Brasil" atinge de forma certa a importância do segmento, assim como informa a todos os públicos que o agronegócio reflete benefícios para diversos itens do nosso dia a dia, que vão além da mesa e do vestuário, até medicamentos e outros produtos diversos utilizados por todos nós, consumidores.

As atividades de plantio, criação, produção de ração, colheita, processamento de alimentos e toda a logística envolvida geram demanda para diversos outros produtos do segmento da indústria, fazendo movimentar a economia como um todo. Por esse motivo, toda ação sobre a agropecuária impacta a estabilidade política, social e econômica. Lembrando que esta atividade é responsável por mais de 24% dos empregos no nosso país e mais de 30% do total exportado.

Quando o assunto é a carne brasileira, nosso país é um dos maiores produtores e exportadores desse rico alimento, que além de suprir a necessidade doméstica, atinge mais de 180 países, atendendo às mais rigorosas exigências de qualidade higiênico-sanitária. E, frente aos desvios pontuais detectados, como os recentemente informados na mídia, todas as ações previstas em lei são tomadas através de uma força de trabalho responsável e eficiente do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que atua de forma permanente ou periódica, com o objetivo de mantermos a segurança alimentar e a proteção ao consumidor. Cabendo a este verificar se os produtos de origem animal a serem adquiridos estão aprovados pelo SIF, colaborando também com o Agro Brasil de forma consciente e inteligente.


Fonte:
Zero Hora
Créditos da Imagem: Agroclique